STREAM Study
Schizophrenia Spectrum Translational Research: Environmental And Molecular
Este projeto de pesquisa é parte integrante de consórcio europeu multicêntrico - EU GEI - cujo objetivo é a realização de um estudo do tipo caso-controle e de incidência de transtornos mentais com manifestações psicóticas. A amostra de base populacional será composta por casos incidentes, irmãos e controles. Pretende-se estudar e validar, através da identificação de associações e mecanismos de mediação, os riscos ambientais de relevância, como migração, urbanização, uso de maconha e outras substâncias e problemas de desenvolvimento.
Objetiva-se também investigar cada um destes fatores ambientais e sua interação com risco genético, a fim de elucidar de forma mais clara os processos patogênicos subjacentes aos altos índices de transtornos mentais com manifestações psicóticas em áreas urbanas e nos grupos de migrantes e de minorias étnicas. Pretende-se também esclarecer o papel das adversidades do desenvolvimento e consumo de cannabis na etiologia desses transtornos.
Com base nos resultados, desenvolver-se-á um protocolo de avaliação translacional de risco ambiental para a predição do desenvolvimento de transtornos mentais com manifestações psicóticas.
Instrumentos utilizados (versão final):